sexta-feira, 23 de março de 2012

ESCOLIOSE X RPG


RPG NAS ESCOLIOSES

Temos como um dos métodos mais eficiente para o tratamento das escolioses a RPG(reeducação postural global), que por meio de posturas estáticas mantidas objetiva-se o alongamento das cadeias musculares restaurando assim o biomecânica normal do individuo promovemdo o realinhamento dos segmentos vertebreis e segmentares e promovendo o alívio do quadro álgico.
Os princípios que irão nortear em linhas gerais o tratamento por RPG são:
1.     A escoliose é uma deformidade estática, macroscópica, com alterações biomecânicas em todas as dimensões de movimento da coluna e por esse motivo tem de ser tratada de forma global realizando as correções de todas as compensações do centro para a periferia do corpo; A atitude escoliótica gera dor principalmente a medida que vamos corrigindo as compensações ou seja a correção das rotações dos processos espinhosos na concavidade, porem esse tipo de reação geralmente surge pois o corpo se adapta a condições disfavoraveis a sua biomecânica, porém na medida que eliminamos as compensações e propomos uma nova organização do corpo, mais fisiológica ele leva um tempo para se adaptar; Podendo causar pequenos encomodos temporários.
2.     Podemos afirmar que a escoliose se caracteriza apresenta uma escoliose lordose dorsal e uma retração dos músculos espinhais espinhais que levarão a mudanças das curvas laterais se apresentando preferencialmente ao nível das curvas antero posteriores. Apresentando rotação máxima das vértebras no ápce da curva a qual precisa ser corrigida o quanto antes.
3.     A escoliose é uma entidade patológica que respeita determinadas hegemonias como a estática mantendo a todo custo o olhar horizontal, e principalmente em indivíduos jovens é indolor devido aos mecanismos adaptativos e dedefesa. É importante salientar que as escolioses na maioria dos casos apresentam uma ou varias causas e que essas tendem a se propagar por todo sistema musculoesquelético principalmente os da estática que deve ser tratada de forma global e que normalmente durante os períodos de crescimento tendem a apresentar uma piora no seu quadro.
4.     Após uma minuciosa avaliação que vai identificar os principais grupos ou cadeias musculares envolvidos pode ser traçar um tratamento especifico para cada indivíduo: que passa por uma foto geral , interrogatório, exame das retrações e reestruturação para em fim o terapeuta determinarmos qual ou quais as melhores posturas para tratar o paciente em questão.

Em caso de ausência de dor priorizaremos os problemas da morfologia, Salientando que posturas em descarga de peso nos permite maior manuabilidade do terapeuta como uma participação mais ativa do paciente.
Já posturas em carga irão solicitar maior participação do paciente estimulando a propriocepção, pois os dois tipos de trabalha serão necessários para um bom resultado terapêutico.




Eu, Gustavo Oliveira estou a disposição.

quinta-feira, 22 de março de 2012

ESCOLIOSES


ESCOLIOSES

Um desvio lateral que na grande maioria dos casos é de origem desconhecida,que pode ser mensurado pelo ângulo de cobb, ocorrendo com mais frequência no sexo feminino, em alguns casos causado por maus hábitos posturais ou por atitudes antálgicas, porem alguns casos temos a escoliose dita estrutural oriunda de mal formação congênita vertebral ou da diferença de tamanho entre os membros inferiores que não tem um bom prognóstico, porém e importante que se faça o tratamento para corrigir as compensações e a para obter orientação no sentido de compensar a diferença entre os membros, pois além do desvio existem dores que podem ser tratadas para melhora da qualidade de vida dos portadores desta patologia.  

escoliose é uma doença e deve ser tratada de forma seria atentando para as necessidades específicas de cada indivíduo; Antes se tinha como conceito que a escoliose era somente um desvio lateral da coluna, porem hoje se sabe que a escoliose é um desvio que se projeta em três dimensões pela coluna vertebral, ou seja, a coluna desvia-se nos três planos do espaço. Não nos permitindo pensar na escoliose como uma patologia estática, pois não o é, já que  a coluna se move em todos os seus eixos de movimento replicando movimentos fisiológicos,  que se tornam patológicos quando se fixam, logo,  atitude escoliótica são desvios da coluna que se não forem de ordem estrutural, podem ser revertidos se não totalmente parcialmente dependendo de seu grau e idade do paciente. Porem em ambos os casos com o correto tratamento obteremos uma melhora na qualidade de vida.


Eu, Gustavo Oliveira estou a disposição.