segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Lombalgia:Uma dor que precisa ser tratata






Diante de todas as tecnologias do mundo moderno os principais inimigos dos músculos e dos ossos são o computador e o sedentarismo. Nos consultórios, as reclamações mais ouvidas são relativas à lombalgia, mais conhecida como dor lombar. Mesmo não sendo uma doença, é um tipo de dor que pode ter diferentes causas, como por exemplo, má postura, obesidade, sedentarismo, hérnia de disco entre outras. As estatísticas mundiais são taxativas: 85% de toda a população tem, teve ou terá dor na coluna. Isso significa que em cada grupo de 1 mil pessoas, apenas 150 não sofrerão com dores na coluna vertebral. Se você não quer viver ou passar por esse desconforto invista da Fisioterapia como uma forma de ter mais qualidade de vida.

Fatores de risco para desenvolvimento da lombalgia incluem realizar trabalhos com má postura, movimentos repetitivos de elevação ou sustentação de pesos e obesidade. Outras vezes, a lombalgia pode ser causada por inflamação, infecção, hérnia de disco, escorregamento de vértebra, artrose e até problemas emocionais. “A Lombalgia é caracterizada pelas dores na região mais inferior da coluna vertebral, podendo irradiar para as nádegas e membros inferiores” diz o Fisioterapeuta Gustavo Oliveira.

As crises dolorosas apresentam-se em um ciclo de dor que duram alguns dias, podendo em alguns casos tornar-se constante ou desaparecer, retornando depois de algum tempo.Durante a crise da Lombalgia o paciente não agüente permanecer sentado ou em pé, pois essas posições provocam o aparecimento da dor. A persistência dos sintomas passa a ser um fator extremamente limitante sob o ponto de vista social e profissional” explica o Fisioterapeuta Gustavo Oliveira.

Entre os tratamentos para lombalgia estão as sessões de fisioterapia e acupuntura, que tem função analgésica e antiinflamatória e atua, também, na melhoria o fluxo energético local, pois os quadros dolorosos podem ser decorrentes de bloqueios energéticos. “O paciente deve realizar o tratamento fisioterapêutico diariamente até a completa remissão dos sintomas” reforça Gustavo Oliveira.


Diagnóstico- A avaliação clínica adequada é indispensável para o diagnóstico apropriado e consequentemente um melhor tratamento. Essa avaliação é composta pela anamnese (questionário) e o exame físico do paciente, já que envolve diversas estruturas que fazem parte da coluna e dos elementos musculares que se correlacionam. É complexo obter um diagnóstico das causas por trás da lombalgia e seus sintomas relacionados, como ciática. Um diagnóstico completo é feito através da combinação do histórico médico do paciente, exame físico e, quando necessário, testes diagnósticos como raio-x e ressonância magnética.


Causas da Lombalgia

  • Excesso de peso corporal/obesidade;
  • Posturas incorretas quando se está sentado ou de pé durante longos períodos de tempo
  • Traumatismos da região lombar, com ou sem fratura
  • Hérnias de disco na região lombar
  • Fratura dos ossos da coluna lombar pela Osteoporose


Não se acostume com a dor. Cuide-se

- Não descuide de sua postura
- Inclua as sessões de Fisioterapia no seu dia-a-dia
- Inclua sessões de Acupuntura
- Evitar flexão do tronco e uso de cadeiras baixas
- Sentar em cadeira com bom suporte lombar e repouso dos braços
- Não realizar atividade física intensa sem acompanhamento profissional
- Não levantar objetos pesados de qualquer jeito
- Evitar sentar por tempo prolongado; trocar de posição frequentemente
- Evitar torções
- Para quem dorme de barriga para cima o ideal é colocar um rolo de posicionamento ou almofadas embaixo dos joelhos, a coluna permanece relaxada nessa posição;
- Para quem dorme de lado o correto é utilizar um travesseiro entre os joelhos, a coluna fica alinhada;
- Paciente que dorme de bruços a recomendação é  mudar este hábito.A Coluna Cervical sofre pressão e a Coluna Lombar também.



O fisioterapeuta Gustavo Oliveira atende com hora marcada em seu consultório,na Boa Vista, bem como faz Atendimento Domiciliar

Fone:(81) 8881-9201



OSTEOPATIA CRANIANA E INSÔNIA

OSTEOPATIA CRANIANA NO TRATAMENTO DA INSÔNIA


Depois de anos atuando como fisioterapeuta quase que exclusivamente trabalhando com Osteopatia e Acupuntura, obtendo resultados incríveis  Tive casos diversos dos mais rotineiros como lombalgias , cervicalgias, ciáticas entre outras e também alguns casos pouco usuais como crianças hiperativas e queixas de insônia que pude associar com acupuntura sempre em dias diferentes, para poder aferir os resultados da terapia com raros casos em que mães preocupadas com a saúde de seus filhos os levava a mim , fiquei muito surpreso quando uma mãe me ligou para resolver um problema de insônia de seu bebe, pois a forma como a saúde é tratada no brasil não é rotina que nos procure para tratar de uma problema de saúde tão sério que, ois afeta a qualidade de vida do indivíduo e seu desempenho e normalmente não é tratado precocemente 

ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA GASTRITE

TRATAMENTO DA GASTRITE POR ACUPUNTURA

Não  é de hoje que muitas pessoas me procuram no mei consultório queixando se de dores estomacais e felizmente com a Acupumtura tenho obtido excelentes resultados com relatos de redução da dosagem de medicamento por orientação médica ,claro!


Eu Gustavo Oliveira me coloco a disposição para maiores esclarecimentos.

TÉCNICA SOMÁTICA

Baseasse na premissa de que possuímos reflexos básicos, ou padrões de compensação corporal  provocando uma  contração muscular crônica e sustentada que através dessa técnica ajuda aos pacientes principalmente aos que tem queixa de DOR ,que tomo consciência de seu controle somático ou seja controle consciente do seu corpo e através de alongamento dos grupos musculares encurtados e propomos uma retomada da consciência do estado de relaxamento e contração muscular que pode estar afetado por um trauma ou um stress prolongado que rompe a consciência ou controle voluntário sobre os músculos e a isso denominamos de  amnésia sensório motora (ASM).
Defini-sebasicamente três padrões que causam a ASM são elas a o reflexo de susto ou luz vermelha , í de proteção, o reflexo da "luz verde "seria a sequëncia do primeiro que passado o primeiro momento de defesa nos leva a nos mover em ação e por ultimo o reflexo de " trauma" que leva ao corpos se contrair em torno da área de lesão .Este reflexo levará ao enrigecimento de algumas partes do corpo tornando-os rígidos e curtos com consequente perda de funcionalidade e DOR.
1- Perda da amplitude de movimento e rigidez.
2-Dor e esta provoca uma contração muscular prolongada que em ultima estancia caosará esquema local levando ao surgimento de lesaões e DOR e o ciclo recomeça.
3-Subluxação vertebral este é causado principalmente por contração muscular prolongada principalmente dos músculos paravertebrais que acaretarão o desalinhamento da coluna e por ultimo DOR.
4-Fadiga,perda de força e fraqueza que decorrem da contração prolongada dos músculos e dos mecanismos de defesa neuromusculares.
5-Envelhecimento prematuro