quarta-feira, 6 de junho de 2012

Rpg no tratamento da Escoliose


  • A RPG utiliza várias posturas e exercícios trazendo benefícios para a diminuição da escoliose e das dores nas costas



Você tem atenção especial com a sua postura?Se a resposta for não é bom é bom ficar atento e procurar ter uma postura correta, é por meio dela que o corpo restabelece seu equilíbrio muscular, prevenindo dores e lesões.

Os desvios posturais causam inúmeros problemas entre eles a Escoliose que é um desvio da coluna vertebral no plano frontal, ou seja, a coluna pode ser desviada para a esquerda ou para a direita. Estudos apontam que a escoliose é uma deformidade tridimensional causando além dos desvios uma rotação da coluna vertebral, sendo responsável pela assimetria das mamas e caixa torácica. “A coluna vertebral vista por trás deve ser reta e alinhada. Durante o exame quando observamos o paciente de frente e de costa e detectamos uma assimetria entre a altura dos ombros ou cintura pode ser um sinal de escoliose. Daí a importância do diagnóstico precoce acompanhado de avaliação clínica e radiológica do paciente” alerta o Fisioterapeuta GustavoOliveira especialista em RPG, Osteopatia e Acupuntura

Existem diversos tipos de escoliose a mais comum é a idiopática (causa desconhecida) com cerca de 80% dos casos, outras mais comuns são: congênita (oriunda de uma má-formação), neuromuscular (sequela de doenças neurológicas), degenerativa (lombalgia), Pós-Traumática (pode ocorrer após uma fratura da coluna), Neuromuscular (tipo mais comum de escoliose, atualmente suas causas estão sendo associadas à alterações genéticas).Além da escoliose secundária a uma assimetria de membros inferiores.


Para tratar a escoliose por meio da Fisioterapia uma das indicações é o uso das Terapias Manuais como a Reeducação Postural Global que tem sido uma das melhores técnicas para a correção de escolioses, mesmo com complicações severas. O método de tratamento com a RPG - Reeducação Postural Global - consiste em ajustamentos posturais para reorganização dos segmentos do corpo humano, através do alongamento do tecido muscularretraído, a fim de permitir a reorganização e o reequilíbrio dos músculos que mantêm a postura. Além disso, produz também a liberação das fáscias, tecido conjuntivo, pela aplicação do princípio de "fluagem". Desta forma a Reeducação Postural Global(RPG) trata o paciente globalmente, ou seja, o corpo todo é tratado. “O controle da evolução sistemática é a forma de minimizar os danos causados pela escoliose que, quando não tratada corretamente, pode causar danos irreparáveis ao paciente” explica o FisioterapeutaGustavo Oliveira.



Serviço

Gustavo Oliveira

Fisioterapia-RPG-Osteopatia-Acupuntura-Fisioterapia Respiratória-Atendimento Domiciliar

Rua do Sossego,683
Boa Vista-Recife-PE
Fone:(81) 3231-3756/8881-9201



terça-feira, 5 de junho de 2012

NINGUÉM É REALMENTE SUBSTITUÍVEL


MUITO BOM...
NINGUÉM É SUBSTITUÍVEL !!!
Na sala de reunião de uma multinacional o diretor nervoso fala com sua equipe de gestores.
Agita as mãos, mostra gráficos e, olhando nos olhos de cada um ameaça: "ninguém é insubstituível"!
A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao silêncio.
Os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça. Ninguém ousa falar nada.
De repente, um braço se levanta e o diretor se prepara para triturar o atrevido:
- Alguma pergunta?
- Tenho sim. E Beethoven?
- Como? - o encara o diretor confuso.
- O senhor disse que ninguém é insubstituível e quem substituiu Beethoven?
Silêncio…
O funcionário fala então:
- Ouvi essa história esses dias, contada por um profissional que conheço e achei muito pertinente falar sobre isso. Afinal as empresas falam em descobrir talentos, reter talentos, mas, no fundo continuam achando que os profissionais são peças dentro da organização e que, quando sai um, é só encontrar outro para por no lugar. Então, pergunto: quem substituiu Beethoven? Tom Jobim? Ayrton Senna? Ghandi? Frank Sinatra? Garrincha? Santos Dumont? Monteiro Lobato? Elvis Presley? Os Beatles? Jorge Amado? Pelé? Paul Newman? Tiger Woods? Albert Einstein? Picasso? Zico? Etc.?…
O rapaz fez uma pausa e continuou:
- Todos esses talentos que marcaram a história fazendo o que gostam e o que sabem fazer bem, ou seja, fizeram seu talento brilhar. E, portanto, mostraram que são sim, insubstituíveis. Que cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado para alguma coisa. Não estaria na hora dos líderes das organizações reverem seus conceitos e começarem a pensar em como desenvolver o talento da sua equipe, em focar no brilho de seus pontos fortes e não utilizar energia em reparar seus 'erros ou deficiências'?
Nova pausa e prosseguiu:
- Acredito que ninguém se lembra e nem quer saber se BEETHOVEN ERA SURDO , se PICASSO ERA INSTÁVEL , CAYMMI PREGUIÇOSO , KENNEDY EGOCÊNTRICO, ELVIS PARANÓICO… O que queremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras de arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis, resultado de seus talentos. Mas cabe aos líderes de uma organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços, em descobrir os PONTOS FORTES DE CADA MEMBRO. Fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de seu projeto.
Divagando o assunto, o rapaz continuava.
- Se um gerente ou coordenador, ainda está focado em 'melhorar as fraquezas' de sua equipe, corre o risco de ser aquele tipo de ‘técnico de futebol’, que barraria o Garrincha por ter as pernas tortas; ou Albert Einstein por ter notas baixas na escola; ou Beethoven por ser surdo. E na gestão dele o mundo teria PERDIDO todos esses talentos.
Olhou à sua a volta e reparou que o Diretor olhava para baixo, pensativo. E voltou a dizer nesses termos:
- Seguindo este raciocínio, caso pudessem mudar o curso natural, os rios seriam retos não haveria montanha, nem lagoas nem cavernas, nem homens nem mulheres, nem sexo, nem chefes nem subordinados… Apenas peças… E nunca me esqueço de quando o Zacarias dos Trapalhões que 'foi pra outras moradas'. Ao iniciar o programa seguinte, o Dedé entrou em cena e falou mais ou menos assim: "Estamos todos muito tristes com a 'partida' de nosso irmão Zacarias... e hoje, para substituí-lo, chamamos:…NINGUÉM…Pois nosso Zaca é insubstituível.” – concluiu, o rapaz e o silêncio foi total.
Conclusão:


NUNCA ESQUEÇA: VOCÊ É UM TALENTO ÚNICO! COM TODA CERTEZA NINGUÉM TE SUBSTITUIRÁ!


"Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo..., mas posso fazer alguma coisa. Por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso."


"NO MUNDO SEMPRE EXISTIRÃO PESSOAS QUE VÃO TE AMAR PELO QUE VOCÊ É… E OUTRAS… QUE VÃO TE ODIAR PELO MESMO MOTIVO… ACOSTUME-SE A ISSO… COM MUITA PAZ DE ESPÍRITO…"


É bom para refletir e se valorizar!
Boa tarde, amigos... INSUBSTITUÍVEIS!!!!!