sexta-feira, 25 de março de 2011

O QUE É OSTEOPATIA

Medicina que lida com o sistema músculo-esquelético e cujo objetivo é reequilibrá-lo melhorando a postura e eliminando dores devido à manipulação das articulações, colocando-as nas suas posições mais corretas através do uso de manipulações e massagem. 

É sabido que as tensões se manifestam nos músculos tensionando-os e contraindo-os e que estes estão ligados aos ossos. Os músculos atravessam as articulações e são usados para as movimentar pelo que se pode ver que se houverem músculos tensos e contraídos a articulação é que sofre e as dores não tardam a aparecerem.


Dores e problemas articulares devem-se sobretudo a músculos tensos que comprimem a articulação e os seus tecidos e que ainda levam os ossos a saírem dos seus lugares naturais e a comprimirem os tecidos vizinhos causando dor. A dor por sua vez faz com que os músculos se contraiam para impedirem os movimentos articulares para que não surja dor. 


Assim a articulação começa a ficar com movimentos reduzidos, a ser comprimida, a sofrer desgaste, a produzir mais dor, a acumular líquidos e a não fazer a respectiva drenagem o que só vai complicar a situação entrando assim num ciclo vicioso. 


A osteopatia tenta levar as articulações ao lugar permitindo assim que se possa aumentar os movimentos e aumentar toda a circulação e drenagem dos líquidos trazendo assim maior bem estar e menos dores.


O ideal é a pessoa fazer uso da osteopatia quando começam as primeiras dores e não deixar passar os anos pois o tempo não cura, antes pelo contrário agrava as situações e aquilo que podia ser evitado passa a ser um problema muitas das vezes incapacitante e que não nos permite tirar o rendimento desejado da vida nem apreciá-la na sua totalidade.



ACUPUNTURA AJUDA NO EMAGRECIMENTO?

ganho de peso pode ser causado por ansiedade, desequilíbrio hormonal, fator genético, erro alimentar, entre outros fatores. 


acupuntura pode ajudar no emagrecimento agindo no controle da ansiedade e compulsividade. 


acupuntura age na diminuição da fome, ativa o metabolismo e restaura o perfeito funcionamento dos sistemas digestivo, intestinal e urinário.


Aliado com a eletrolipólise, que é feita a traves de eletroestimulação com inserção de agulhas na região que se deseja tratar, somado com uma drenagem linfática e uma atividade aeróbica de leve a moderada para estimular a liberação das toxinas liberadas no processo da eletrolipólise ajudam de maneira eficaz na redução de medidas.







quarta-feira, 23 de março de 2011

Eletroacupuntura para fasceíte plantar

O tratamento reduz a dor e Proporciona melhora na  qualidade de vida do indivíduo.

A fasceíte plantar é uma das causas mais comuns de dor no calcanhar. Mais freqüentemente vista em atletas, pessoas obesas, e pessoas cujo trabalho exige uma quantidade considerável de pé ou em pé (principalmente em superfícies duras), a condição resulta da inflamação da fáscia plantar, um largo, ligamento-como a estrutura que se estende do calcâneo à base dos dedos.

O excesso de peso ou esforço repetitivo pode causar pequenas lágrimas na fáscia, conduzindo à dor, às vezes grave, que pode demorar vários meses para resolver.

Terapias tradicionais para fasceíte plantar variar dependendo do grau da doença e da pessoa a ser tratada. 

As formas mais comuns de tratamento incluem repouso, gelo, ortopedia e anti-inflamatórios. Casos mais graves podem requerer injeções ou até mesmo cirurgia. 

No entanto, nenhuma dessas modalidades é considerada mais eficaz do que outra, e, ocasionalmente, os pacientes irão desenvolver crônicas, incapacitantes sintomas, apesar dos melhores esforços.

Estudos recentes têm mostrado que a acupuntura - com ou sem estimulação elétrica - pode ser uma forma eficaz de alívio da dor para uma variedade de condições músculo-esqueléticas, mas a pesquisa sobre seu uso para a fascite plantar é escassa. 

Em um artigo em uma edição recente da Acupuntura Médica, pesquisadores do Walter Reed Army Medical Center, em Washington, DC, analisaram o papel da eletroacupuntura no tratamento dessa condição. 

Os resultados de seu estudo sugerem que a eletroacupuntura é uma forma eficaz de cuidados para a fascite plantar, produzindo redução marcada na dor do pé e melhora da função em um período relativamente curto de tempo.


terça-feira, 22 de março de 2011

FASCITE PLANTAR EM ATLETAS

Atletas de certas modalidades esportivas tendem a apresentar determinadas patologias em função de sobrecarga mecânica e excesso de tensão. 

É o caso da fascite plantar em corredores de longa distância que chegam a percorrer 120 quilômetros nos treinos ao longo da semana. 

Diante do grande nível de exigência dos membros inferiores que a modalidade demanda, várias intervenções têm sido tentadas no sentido de proporcionar bem-estar ao atleta, bem como aliviar a dor, sem colocar em risco o planejamento de treinos e competições. 

A dor provocada por essa patologia leva à ausência de treinos e competições, comprometendo às vezes uma temporada ou mesmo a carreira do atleta. 

A acupuntura tem sido uma das técnicas adotadas para facilitar a recuperação de atletas tanto pelo imediatismo da recuperação como pela ausência de riscos de efeitos colaterais. 

O objetivo deste trabalho é discutir o uso da acupuntura em corredores de prova de fundo com diagnóstico de fascite plantar.