OSTEOPATIA


OSTEOPATIA: TÉCNICA DE MANIPULAÇÃO PARA EQUILIBRAR O CORPO
 
Carregar peso, sentar de maneira inadequada, fazer movimentos repetitivos – comuns a quem trabalha no computador, por exemplo – acabam fixando as articulações em posições inadequadas levando-as a um mau funcionamento. Um dos tratamentos mais procurados para combater estas alterações articulares é a Osteopatia – uma técnica de fisioterapia que reequilibra a biomecânica corporal colocando as articulações em bom funcionamento.
O Fisioterapeuta e Especialista em osteopatia, Dr.Gustavo Oliveira, esclarece que os desajustes nas articulações podem causar o desgaste com o tempo. “A osteopatia funciona como uma tríade. A primeira meta é através de uma boa anamnese baseada nas queixas do paciente e no seu histórico, a segunda é descobrir quais as disfunções através de testes manuais, a terceira é manipular diretamente ou indiretamente as articulações levando o paciente a uma maior capacidade de movimento e menos dor”, explica o osteopata Dr. Gustavo Oliveira.
Segundo Dr. Gustavo Oliveira 80% dos pacientes que procuram a fisioterapia se queixam de dores na coluna, região lombar e sacral. “Geralmente são pacientes que procuram à fisioterapia tradicional para o alívio das dores. Com isso apresento os benefícios da osteopatia com uma abordagem manual diagnóstica e terapêutica do mau funcionamento dos tecidos do corpo humano.”, pontua o osteopata Dr. Gustavo Oliveira.

A avaliação e o tratamento devem preferencialmente ser realizados no consultório. De acordo com Dr. Gustavo Oliveira, as pessoas com dores ou desconforto nas articulações podem ser beneficiadas pela Osteopatia. “A técnica tem a capacidade de atuar de forma mais rápida e efetiva que outros tratamentos”, adianta o Fisioterapeuta.
Para as pessoas que sentem dores refletidas na coluna cervical, torácica e/ou lombar a sugestão de Dr. Gustavo é a associação da Osteopatia com a Acupuntura. “A filosofia de tratamento da Osteopatia e da Acupuntura se mostra bastante efetiva, onde as duas técnicas podem ser utilizadas de acordo com as necessidades que o paciente apresenta”, esclarece o Fisioterapeuta Dr. Gustavo Oliveira.

Técnicas – A primeira técnica utilizada caracteriza-se pelas mobilizações, manipulações e técnicas de alongamento que relaxam a musculatura, facilitam a circulação linfática, ativam a circulação sangüínea e eliminam as aderências musculares do paciente. A segunda é a estimulação neuromuscular que visa regularizar o fluxo energético orgânico, a estabilidade e a flexibilidade do corpo humano, normalizando assim o movimento e eliminando a dor. “Essas técnicas permitem devolver a saúde ao corpo, capacitando o mesmo a realizar movimentos que facilitam a circulação sangüínea e a drenagem dos líquidos, promovendo ao paciente um nível do maior conforto à estrutura corporal”, finaliza o Fisioterapeuta e Especialista em Osteopatia, Dr. Gustavo Oliveira.
O Dr. Gustavo oliveira destaca que a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a Osteopatia como pratica de saúde, podendo a mesma ser usada de forma preventiva, evitando assim a instalação de disfunções articulares.

Indicações:
Bursites
Tendinites
Ciáticas
Lombalgias
Dores de cabeça
Tonturas
Vertigens
Constipações intestinais
Gastrites
Insônias
Hérnias de disco
Disfunções da ATM
Tratamento da Tensão Pré-Menstrual (TPM)
Artrite
Artrose
Fibriomalgias
Postura
Enxaqueca
Cólicas Menstruais
Dores Crônicas no Joelho
Lesões Desportivas
Alívio do Estresse
Fortalecimento da Musculatura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTE É UMA CANAL PARA QUE MEUS PACIENTES OU NÃO TIREM DÚVIDAS SOBRE PATOLOGIAS E TRATAMENTO CORRELACIONADOS OU NÃO COM A FISIOTERAPIA.
ESTOU A DISPOSIÇÃO.