quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

SINDRÔME DO DESFILADEIRO TORÁCICO




A Síndrome do Desfiladeiro Torácico resulta da compressão de estruturas neurovasculares na região denominada desfiladeiro torácico. É classificada em neurogênica, caracteriza-se por compressão do plexo braquial que cria uma série de sintomas com dor, parestesia e por último perda de força muscular, ou vascular, quando a compressão que se dá no desfiladeiro comprime o plexo vascular causando sintomas de ordem vascular é importante salientar que cada um deles possui seu mecanismo próprio de compressão; Podendo ser causado por uma estrutura óssea supranumerária, no caso uma costela cervical extra que pode existir em alguns indivíduos, que aumenta a compressão sobre o plexo seja ele vascular ou nervoso, ou ainda uma diminuição do espaço costoclavicular causado por alterações biomecânicas que pode gerar os mesmos inconvenientes, mas que terá seu tratamento diferente.
Trata-se de uma entidade clínica com uma prevalência de 3 mulheres para cada homem ocorrendo entre 20 e 50 anos, que leva a limitação das atividades laborais e AVDs.
O diagnóstico clínico pode ser realizado através de uma hiperabdução do braço, podendo ainda acrescentar a rotação da coluna cervical para o lado oposto e ainda solicitar a contração isométrica dos músculos cervicais a fim de aumentar a compressão sobre os plexos, a fim de verificar o surgimento da sintomatologia e está manobra é denominada de teste de Adson. Claro que exames complementares como RX, ressonância magnética, angiografia e a eletroneuromiografia irão confirmar a hipótese diagnóstica.
NA SEGUNDA PARTE IREMOS ABORDAS OS TRATAMENTOS POR MIM PROPOSTOS.


Eu gustavo Oliveira estou a disposição.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

SINDRÔME DO TÚNEL DO CARPO




É uma síndrome na qual ocorre a compressão do nervo mediano ao nível do túnel do carpo estrutura formada pelos ossos do carpo e o retinaculo flexor, por onde passa além de estruturas vasculares e nervosas 9 tendões que  juntos passam por esse estreito túnel, que se afunilam como um conjunto de fios que passam por um tubo condutor de pequeno tamanho.
Pode ser causada por fatores que levem a um aumento da pressão sobre o nervo mediano como uma tendinite ou tenossinovite que por sua vez na sua maioria são causadas por esforços repetitivos  (LER /DORT) ou um trauma direto que provoque uma inflamação é comum em mulheres gravidas o aparecimento desta patologia pois elas tendem a reter líquidos e com isso ocorre um aumento da pressão sobre o nervo mediano.
É importante ressaltar que patologias como síndrome do desfiladeiro torácico e radiculopatias cervicais podem mimetizar seus sintomas por isso é importante que um profissional capacitado possa realizar uma avaliação através de testes específicos que irão diferenciá-la. E caso o medico ache necessário a realização de uma eletroneuromiografia que avaliará os potenciais de condução do nervo mediano.
Entre seus sintomas estão a dor dormência "formigamento" nas mãos que podem irradiar para os braços podendo evoluir para fraqueza, perda da sensibilidade e atrofia muscular; Tende a se acentuar a pois trabalhos manuais que realizem flexão do pulso  normalmente os pacientes tendem a acordar durante a noite devido ao incomodo o que não permite ao indivíduo ter um sono reparador afetando assim sua qualidade de vida, vale ressaltar que existe uma maior prevalência maior em mulheres  que em homens, porém de modo geral indivíduo que se submetem a esforços repetitivos submetendo o sistema  osteomuscular a uma sobrecarga excessiva. 
É importante salientar que o melhor tratamento é a pretensão, porém como nossa sociedade não há a cultura da prevenção, vamos ao tratamento: Tratamento antiinflamatório seja ela medicamentosa que somente deve ser indicada por um medico ou o uso de terapias não medicamentosas com recursos fisioterapêuticos como a eletroterapia a Termoterapia repouso e algumas vezes pode der necessária a imobilização , mas nossa experiência com terapias manuais tal como a Osteopatia, o RPG e a Acupuntura vem nos demonstrando resultados mais satisfatórios e rápidos.


Eu, Gustavo Oliveira estou a disposição.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011



CRÂNIOTERAPIA



Em acupuntura cerca de cinqüenta por cento das técnicas usam micro sistemas, neste, destaca-se a crânioacupuntura; A crânioterapia resulta da interconexão entre a medicina tradicional chinesa e a Neurofisiologia.
Podemos defini-la como método recente em relação aos milênios da medicina tradicional chinesa e está técnica se baseia na puntura de áreas especificas do crânio com o intuito de estimular áreas correlatas do córtex cerebral, devido a uma forte correlação existente entre o escalpo e o córtex cerebral.
Está técnica além de tratar é um excelente meio de diagnóstico usado pelos acupunturistas pois as áreas que durante a pressão manual na avaliação apresentarem maior sensibilidade deverão ser tratadas com maior ênfase, pois reflete um desequilíbrio interno do corpo que deve ser tratado tanto de forma curativa mas também preventivamente.
Estudos realizados em 1965 já demonstravam ótimos resultados sobre afecções do sistema nervoso, mostrando resultados na pratica muito relevantes nos casos de AVC, Parkinson, esclerose múltipla e paralisia supra nuclear progressiva a despeito destas verifica-se uma melhora do quadro ou a estabilização da doença, não queremos dar a impressão de que se trata de cura, pois sabemos que são quadros que necessariamente precisam de acompanhamento médico e que ainda não tem curta, estaremos focados na melhora da qualidade de vida do pacientes.
Paralelamente ao desenvolvimento da crânioacupuntura neurológica, o DR. Yamamoto somou suas experiências e criou sua própria metodologia com aplicabilidade em quadros álgicos do sistema músculo esquelético como também em paralisias e distúrbios de órgãos internos.
Na realidade de certa forma a acupuntura craniana se assemelha a acupuntura auricular e demais técnicas reflexas da acupuntura, porém com existem penetrações neurovasculares passando através do crânio e em estudos verificou-se a existência de nervos perfurantes que levam o estimulo realizado no couro cabeludo diretamente para o encéfalo em áreas específicas.
O uso desta técnica não implica que  paciente não deixa de realizar  outras formas de tratamento, mas lentamente pode diminuir o consumo de medicamentos para o alívio das dores. Um dos maiores benefícios, além da ausência da dor, há uma diminuição da sintomatoçogia e a redução dos efeitos colaterais causados por esses remédios, como gastrite, lesões hepáticas e renais à longo prazo.

Basicamente localizam-se 11 áreas fora pontos que pertencem aos meridianos e estas 11 áreas podem ser divididas da seguinte forma:
1-      Área motora que pode ser utilizada nos distúrbios motores do lado contra-lateral em casos como AVC principalmente;
2-      Área sensitivas utilizada para o tratamento de desordens sensitivas contra-lateral , dores articulares e /ou em áreas correspondentes do corpo;
3-      Área de controle de tremor e do tônus muscular usada parara o tratamento de espaticidade, torcicolo, tremor nos membros entre outras afecções que tenham como sintomas estes;
4-      Área sensitiva e motora do fortalecimento dos MMII utilizadas especialmente em lombalgias e ciatalgias o agulhamento deve ser sempre contra-lateral;
5-      Área acessória motora ou área de associação de idéias do movimento que deve ser usada nos casos em que há dificuldade do indivíduo em executar o movimento mesmo quando o mesmo e capaz de fazê-lo, porém a compreensão do movimento não acontece;
6-      Área do controle dos vasos sanguíneos podendo ser utilizada nos casos de hipertensão e na promoção da circulação sanguínea em áreas específicas que foram acometidas por alguma doença que provoque a falta de uma boa irrigação de sangue local.
7-      Área da audição e da vertigem usada em casos de labirintite ou doenças que levem a alteração do mesmo;
8-      Área do equilíbrio também utilizada em distúrbios de equilíbrio;
9-      Área visual esta em especial apresenta mwww.gustavooliveirafisio.com.brelhores resultados quando associada a pontos sistêmicos para melhoras de problemas visuais;
10-  Área associada à visão utilizada em distúrbios visuais que alterem a  nitidez de imagens e em especial em seqüelas de AVC ou patologias que afetem a mesma;
11-  Área da linguagem utilizada para o tratamento de afazias motoras onde ocorre a dificuldade de nomear pessoas e objetos levando em casos extremos a mudez, logo   está área pode ser especialmente utilizada em pacientes acometida por esclerose múltipla, seqüelas de AVC e TCE e casos de demência e até mesmo no Alzheimer.   

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Acupuntura como tratamento da INSÔNIA



ACUPUNTURA X INSÔNIA




Passar uma noite em claro rolando de um lado para outro na cama não é certamente o que podemos chamar de uma boa noite de sono. Quando a insônia se instala o resultado é déficit de atenção no trabalho, cansaço, irritabilidade, sonolência além de um mau humor insuportável que acaba refletindo nas relações profissionais e pessoais. Essas são apenas algumas das conseqüências causadas pela insônia - uma realidade que afeta mais de 35 milhões de Brasileiros. Desse universo, 80% não consegue dormir com freqüência, 33% tem idade acima de 16 anos e as maiores vítimas são as mulheres e os idosos. A insônia é uma das principais queixas presentes nos consultórios, principalmente, quando deixa de ser passageira e torna-se crônica

“A insônia afeta diretamente a qualidade de vida do paciente que fica extremamente comprometida. Quando o paciente chega ao consultório o primeiro passo é buscar a origem do problema. Após o diagnóstico indico começar o tratamento com a Acupuntura” explica o Fisioterapeuta Gustavo Oliveira. Existem muitos fatores que podem desencadear a insônia, dentre eles: ansiedade, estresse, preocupações, excesso de consumo de álcool, fumo ou cafeína, asma, obesidade, síndromes das pernas inquietas, bruxismo, colchão errado, travesseiro inadequado a anatomia do paciente, maus hábitos diários entre outros. O fato é que após um dia inteiro de trabalho todo ser humano precisa de uma noite de sono regenerativa para que o cérebro possa absorver as informações e o corpo físico descanse. Estudos mostram que uma boa noite de sono ativa a memória, rejuvenesce a pele, ajuda a manter o peso e fortalece o sistema imunológico.











Acupuntura X Insônia

De acordo com a medicina tradicional chinesa, a insônia é a ausência de sono reparador, tendo como fator principal a dificuldade em iniciar o sono ou mantê-lo, e, em alguns casos isolados o individuo chega a ter sono excessivo, porém nunca revigorante. Um sono de má qualidade influência diretamente na qualidade de vida do indivíduo e na produtividade.  A insônia pode ser transitória quando dura até quatro semanas, Aguda dura de quatro semanas a seis meses e a Crônica quando dificuldade para dormir acontece todas as noites ou a maior parte das noites por mais que seis meses

Para o Fisioterapeuta Gustavo Oliveira a Acupuntura é indicada no tratamento da insônia por ser uma técnica que trabalha o indivíduo de forma integral, equilibrando o corpo e mente do paciente sem causar nenhum efeito colateral e sim buscando livrar o individuo das noites em claro. A Acupuntura tem se mostrado um tratamento eficiente no tratamento da insônia e os pacientes notam uma melhora a partir da primeira sessão e o índice de melhora chega a 90% dos casos tratados.Tudo vai depender do grau de insônia em que o paciente se encontra. A primeira sessão é o momento em que conheço todo o histórico do paciente. Após essa avaliação sei quais os pontos a serem tratados com as agulhas e assim, após as sessões, proporcionar um sono revigorante como deve ser explica o fisioterapeuta. Acupuntura é uma terapia que aliada a mudanças de hábitos pode levar o individuo a se livrar das noites mal dormidas.


CAUSAS DE INSÔNIA

·         Preocupações com trabalho, família, saúde, escola podem impedir a pessoa de relaxar e conciliar o sono;

·         Dificuldade nas relações afetivas;

·         Ansiedade severa

·         Pessoas com depressão podem dormir demais ou ter dificuldades para dormir;

·         Cafeína; álcool; nicotina;

·         Mudanças de horário e períodos de trabalho, principalmente à noite, podem levar à insônia. Estabelecer uma rotina é um fator importante para evitar a insônia
·        
Pessoas com estilo de vida sedentário podem apresentar dificuldades para dormir;

·         Hipertireoidismo; dor crônica; dificuldades de respirar; desordens gastrointestinais; hiperplasia prostática; apnéia do sono; problemas psiquiátricos; desidratação;

·         Má alimentação noturna


Higiene do Sono


1) Mantenha um horário regular para dormir;

2) Só vá para a cama somente na hora de dormir.

3) Cochilos a qualquer momento são nocivos. A soneca ideal é logo depois do almoço, o mais distante possível da hora de ir dormir. Se não puder fazer isso, o melhor é não dormir de dia,

4) Evite atividades físicas após as 20 horas, pois os exercícios aumentam a temperatura corporal e para dormir, há a necessidade da temperatura do corpo começar a baixar.No máximo um alongamento,

5) Apague todas as luzes do quarto a claridade inibe a produção de melatonina (hormônio que regula o sono).Desligue a televisão ou aparelho de som.Esses ruídos atrapalham a começar a pegar no sono.A leitura também de ser evitada na cama.

6) Um copo de leite, chá de camomila ou erva cidreira, banho morno ajudam a relaxar.Evite substâncias estimulantes como café,chá mate ou preto e refrigerante tipo colca

9) Nunca fazer uso do álcool  nem de cigarro antes de dormir

12) Tanto o estômago pesado quanto o vazio, atrapalham a qualidade do sono. À noite coma apenas coisas leves (saladas, sopas, frutas).

13) Evite beber muito líquido durante a noite para não ter que acordar para ir ao banheiro.

15) Nunca use remédios para dormir sem orientação médica. Nunca se automedique.



Eu , Gustavo Oliveira estou a disposição.

Combate à osteoporose deve começar na infância





De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no mundo, 13% a 18% das mulheres e 3% a 6% dos homens, acima de 50 anos, sofrem com a osteoporose. No Brasil, o número de pessoas que possuem a doença chega a 10 milhões e os gastos com o tratamento e a assistência no Sistema Único de Saúde (SUS), são altos. 


A osteoporose deve ser prevenida desde a infância. O alerta do Ministério da Saúde para hoje (20), dia mundial de combate à doença, será tema da campanha que começa no dia 22 de outubro. A mobilização nacional tem o objetivo de reduzir a incidência da doença, que atualmente atinge 10 milhões de brasileiros. O tema é “Prevenção da osteoporose: da criança à pessoa idosa” e chama a atenção para o fato de que a adoção de hábitos saudáveis pelas crianças pode prevenir, ou minimizar, o aparecimento da doença na vida adulta.
A osteoporose faz parte do processo natural de envelhecimento e caracteriza-se pela diminuição substancial da massa óssea que provoca ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos à fraturas. “É uma doença silenciosa e que causa muito sofrimento, já que, geralmente, é descoberta em idosos, após fratura provocada por uma queda e até escorregão”, explica a coordenadora da Saúde do Idoso, do Ministério da Saúde, Luiza Machado.
A meta do governo federal é reduzir em 2%, ao ano, a taxa de internação hospitalar por fratura de fêmur em pessoas idosas. Apenas, em 2010, foram internados 74 mil brasileiros na rede pública por fratura de fêmur. Para isso, o governo federal firmou acordo com estados e municípios (com população acima de 100 mil habitantes), para a redução progressiva de internações por fratura de fêmur, desde 2008 com o Pacto Pela Vida.
Hábitos saudáveis – Para lutar contra a estimativa de 1 milhão de brasileiros com fraturas osteoporóticas a cada ano, o Ministério da Saúde aposta nas ações de prevenção ainda na infância, já que é nesta fase que o indivíduo ganha estatura, fortifica seu esqueleto e adquire o máximo de massa óssea possível. “É preciso aumentar na dieta das crianças o consumo de leite e derivados, que possuem alto índice de cálcio e diminuir o de refrigerantes. Outras fontes potenciais de cálcio são os vegetais de cor verde escuro, os peixes e os alimentos oleaginosos, como castanhas e nozes”, orienta a coordenadora.
Outra recomendação do Ministério da Saúde é a prática de atividade física regular, pois, assim como os músculos, os ossos se tornam mais fortes com os exercícios. A exposição ao sol, de 15 a 20 minutos, em horário correto, também é um hábito importante para a prevenção da osteoporose, já que a luz do sol é fonte de vitamina D, que ajuda na fixação do cálcio nos ossos e diminui o risco de osteoporose na fase adulta. “Temos que motivar à criança a sair de frente do computador e da televisão e brincar ao ar livre”, alerta Luiza Machado.
Campanha – O ápice da mobilização será no sábado (22). A orientação do Ministério da Saúde é que estados e municípios realizem atividades envolvendo a população. Na capital federal, em parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF) e o SESC, o Ministério montará tendas no Parque da Cidade onde profissionais da saúde distribuirão materiais didáticos e o “teste do minuto”, dezenove perguntas simples que ajudam a entender como está a saúde dos ossos e pode indicar a predisposição para a osteoporose. Também serão fornecidas orientações sobre nutrição, cálculo de índice de massa muscular (IMC) e atividade física.


O Fisioterapeuta Gustavo Oliveira especialista em Osteopatia,Acupuntura e Reeducação Postural Global faz tratamento preventivo por meio da Fisioterapia Preventiva com o objetivo de fortalecer a musculatura e deixar a estrutura óssea mais firme.

Para os pacientes vítimas da Osteoporose o fisioterapeuta trabalha com as Terapias Manuais - Osteopatia,Acupuntura e RPG-  com a finalidade de amenizar os sintomas e proporcionar mais qualidade de vida.As sessões podem ser no consultório ou em domicilio para paciente acamados ou não .

Eu, Gustavo Oliveira estou a disposição. 

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Fisioterapia Preventiva Proporciona mais Qualidade de Vida



Cuidar da saúde está em alta. Estudos comprovam que a prática de exercícios físicos, alimentação balanceada e check-up pelo menos uma vez ao ano, reduzem os índices de cirurgias e afastamento do trabalho. De acordo com os profissionais da área de saúde a prevenção é a receita para quem deseja viver com mais qualidade de vida.

A Fisioterapia Preventiva reúne um conjunto de procedimentos fisioterápicos que ajudam a controlar sintomas como insônia, ansiedade, depressão, dores articulares e musculares, que podem causar de uma simples irritação a mais profunda depressão. Além de possibilitar maior flexibilidade do corpo, coordenação, concentração, melhoria de postura, relaxamento muscular, diminuição de tensão e melhora a auto-estima. O Fisioterapeuta Gustavo Oliveira explica que a Fisioterapia Preventiva pode ser aplicada nas mais variadas faixas etárias e proporciona uma maior consciente corporal, mantém a musculatura em equilíbrio e ensina ao indivíduo a realizar posturas e movimentos adequados.

É nesse momento que entra a prevenção por meio das terapias manuais como a Osteopatia, Acupuntura e a Reeducação Postural Global (RPG). Com a Osteopatia é possível tratar pessoas que trabalham sentadas ou em pé o dia inteiro, pois a técnica proporciona melhor movimentação nos músculos e articulações, evitando possíveis doenças. A Osteopatia é composta de diversas técnicas que objetivam proporcionar o alinhamento de articulações e vértebras, livrando o corpo de suas tensões e aprisionamentos




Por tratar o indivíduo como um todo a Acupuntura (foto)  tem como objetivo a prevenção, promoção e recuperação da saúde, através do equilíbrio energético. A técnica consiste na introdução de agulhas em pontos específicos do corpo.



A Reeducação Postural Global (RPG) tem como princípio a individualidade, já que cada organismo responde de forma diferente às alterações posturais sofridas nas atividades do dia-a-dia. A RPG tem uma abordagem corretivo-preventiva, isto é, não trata apenas os sintomas, mas sim a causa do problema. É indica para quem deseja encontrar uma harmonia corporal como forma de prevenção. 

Durante a prevenção o fisioterapeuta desenvolve trabalhos com os músculos responsáveis pela nossa posição ereta e com os músculos responsáveis por todos os nossos movimentos ,por meio de posturas que alongam, reeducam e equilibram as cadeias musculares de uma forma global, contribuindo para resultados mais efetivos. As posturas são realizadas associadas sempre a um trabalho respiratório, respeitando os limites de cada paciente.


Serviço:

Gustavo Oliveira

Fisioterapia- Osteopatia- RPG-Acupuntura

Rua do Sossego,683

Boa Vista
Recife-PE
Fones: (81) 3231-3756

http://www.gustavooliveirafisio.com.br/

Eu, Gustavo Oliveira estou a disposição.
 

domingo, 18 de setembro de 2011

Gustavo Oliveira - Fisioterapia Manual-Osteoaptia,Acupuntura e RPG

Gustavo Oliveira - COFFITO
Novela "MORDE E ASSOPRA" - Nota de desagravo à Fisioterapia Publicado/Atualizado em 1/9/2011 20:07:05 http://www.coffito.org.br/publicacoes/pub_view.asp?cod=2077&psecao=7
O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO, no exercício de suas funções legais de regulamentador das profissões de Fisioterapeuta e de Terapeuta Ocupacional e diante de sua missão pública de preservação da saúde da população Brasileira, bem como diante de sua responsabilidade pela qualidade da informação relativa ao exercício dessas profissões, vem a público manifestar seu DESAGRAVO À FISIOTERAPIA em face da veiculação equivocada e desprovida de qualquer conteúdo técnico de cena da novela “Morde e Assopra” que foi ao ar ontem, pela Rede Globo de Televisão. O Fisioterapeuta é um profissional pleno cuja atuação não depende de qualquer outro profissional da saúde para lhe prescrever tratamento ou qualquer conduta afeita ao seu conhecimento técnico. Ressalta, também, o COFFITO, que, no BRASIL não há qualquer sustentação legal para o exercício da Fisioterapia por profissional Técnico ou Auxiliar, sendo, portanto, a informação, mesmo que decorrente de representação dramática, quanto à existência de Técnico em Fisioterapia, afronta os princípios Constitucionais que suportam o exercício regulamentado da profissão de Fisioterapia, além de ofender de morte, a idoneidade do imaginário coletivo do público alvo do aludido programa. O COFFITO empreenderá todos os esforços para corrigir a distorção perpetrada pela emissora, bem como atuará, prontamente, para restabelecer a verdade do conteúdo da informação difundida, mediante o subsídio completo ao Diretor do programa sobre o conceito e os limites institucionais a que a Fisioterapia e o Fisioterapeuta se vinculam.

Eu, Gustavo Oliveira estou a disposição.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Fisioterapia na Reabilitação do Acidente Vascular Cerebral




O acidente vascular cerebral (AVC) ou acidente vascular encefálico é uma das doenças que mais matam no Brasil e no mundo.  Segundo a Rede Brasil AVC, que faz mobilizações em favor de ações de saúde mais efetivas, 70% dos sobreviventes não retornam ao trabalho e 50% passam a depender de outra pessoa para realizar atividades diárias, como comer e tomar banho. Estatísticas da Previdência Social apontam que por mês 800 a 1.000 auxílios-doença são concedidos a trabalhadores com trombose ou derrame cerebral. De 2006 a 2009, cerca de 1.800 pessoas morreram no Recife vítimas de AVC. E os números em torno da patologia não são nada animadores: em 2015 esperam-se 18 milhões de casos novos de acidente vascular cerebral e, em 2030, 23 milhões de novas ocorrências.

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou Acidente Vascular Encefálico (AVE), popularmente conhecido como derrame, é um distúrbio na circulação cerebral que ocorre principalmente devido a enfartes cerebrais, hipertensão arterial, tumores cerebrais e traumas. Podemos dividir o AVC em duas categorias: O acidente vascular isquêmico que consiste na oclusão de um vaso sanguíneo que interrompe o fluxo de sangue para região especifica do cérebro. De acordo com dados 80% dos casos são de origem isquêmica. Já o acidente vascular hemorrágico consiste no derramamento de sangue no cérebro, com agravantes no aumento da pressão intracraniana, edema ou inchaço no cérebro. 20% dos casos são de origem hemorrágica.

As principais causas dos derrames são hipertensão arterial, diabetes mellitus (níveis altos de açúcar no sangue), dislipidemias (colesterol e triglicerídeos altos), tabagismo, obesidade, sedentarismo e estresse. Outros fatores também podem contribuir para o AVC entre eles podemos citar o uso de anticoncepcionais, uso de bebidas alcoólicas, e doenças que dificultam a coagulação sanguínea. ”A vida moderna tem levado as pessoas a adquirirem hábitos nada saudáveis. Infelizmente no consultório observamos pacientes sedentários, estressaodos, acima do peso. O correto seria investir na prevenção incluindo no dia a dia uma alimentação mais saudável, a prática regular de atividades físicas, como a caminhada, e sessões de fisioterapia preventiva. Os dados de vítimas do AVC são alarmantes por isso é preciso investir sempre na prevenção” alerta o Fisioterapeuta Gustavo Oliveira.









Os sintomas mais comuns de uma vítima de AVC são dores de cabeça muito fortes, fraqueza, dormência no corpo, paralisia ou dificuldade de movimentação, perda ou dificuldade de fala e visão. ”É preciso prestar a atenção a esses sintomas. Eles servem de alerta para que paciente seja levado a uma assistência médica imediatamente. O socorro imediato é de fundamental importância.” diz o Fisioterapeuta Gustavo Oliveira.

Fisioterapia - Após o diagnóstico do AVC é hora de começar as sessões de Fisioterapia. As sessões devem ser iniciadas o mais rápido possível com o objetivo de tratar as extremidades paralisadas para evitar a rigidez articular, atrofia muscular e encurtamento de tendões. Por meio da Acupuntura é possível trabalhar pontos específicos com o objetivo de melhorar a circulação cerebral e com isso restaurar o local da lesão. Os portadores de AVC tratados com a Acupuntura melhoram as funções motoras, o equilíbrio e a coordenação.


Usando a Osteopatia o fisioterapeuta analisa as disfunções do movimento ao nível neuro-musculo-esquelético, visceral e craniano, com base em técnicas exclusivamente manuais com o objetivo de eliminar a dor e promover o equilíbrio da saúde. Durante as sessões de Osteopatia são realizados exercícios de fortalecimento, alongamento muscular e treino de equilíbrio com a finalidade de reabilitar o paciente a usar plenamente toda sua capacidade de realizar movimentos.

A Reeducação Postural Global (RPG) é um método que trata as desarmonias do corpo humano levando em consideração as necessidades individuais de cada pessoa. Tem como princípio básico, tratar o indivíduo de forma global, como um todo. Trabalha buscando um equilíbrio muscular e a simetria corporal



Quais são os indivíduos que tem maior chance de ter um AVC?


Idosos

AVC ou “Ameaça de derrame” prévio

Cardíacos

Diabéticos

Fumantes

Alcoolistas (alcoólatras)

Obesos

Sendentários






Sintomas do Acidente Vascular Cerebral



     Diminuição ou perda súbita da força na face, braço ou perna de um lado do corpo;

   Alteração súbita da sensibilidade com sensação de formigamento na face, braço ou perna de um lado do corpo;

   Perda súbita de visão num olho ou nos dois olhos;

 Alteração aguda da fala, incluindo dificuldade para articular, expressar ou para compreender a linguagem;

Dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente;


      Instabilidade, vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas  ou vômitos

Serviço: 


Gustavo Oliveira
Fisioterapia - Osteopatia-RPG-Acupuntura
Rua do Sossego, 683
Boa Vista

Recife-PE

Fones: (81) 3231-3756







sábado, 27 de agosto de 2011

Gustavo Oliveira - Fisioterapia Manual-Osteoaptia,Acupuntura e RPG

Gustavo Oliveira - Fisioterapia Manual-Osteoaptia,Acupuntura e RPG: 'via Blog this'
gostaria de dividir com os colegas profissionais e pacientes os maravilhosos resultados que tenho obtido no contro da sialorréia em pacientes disfágicos.
Como também na artrose no controle do quadro algico com o uso de técnicas de Acupuntura e eletroterapia.

domingo, 14 de agosto de 2011

Gustavo Oliveira - Fisioterapia Manual-Osteoaptia,Acupuntura e RPG

Gustavo Oliveira - Fisioterapia Manual-Osteoaptia,Acupuntura e RPG

A VENTOSATERAPIA

é um método terapêutico que emprega apenas 1 técnica particular que é a PRESSÃO NEGATIVA.

E é TAM antiga quanto a Acupuntura e por este motivo foi absorvida pelos conhecimentos da medicina Tradicional chinesa

O que é Pressão Negativa?

Segundo as leis da física o ar atmosférico tem o poder de se locomover naturalmente quando há desnível de pressão no seu ambiente, ou seja ele se move do local de maior pressão para onde há valor menor de pressão.

A aplicação da ventosa se baseia na lei das trocas gasosas da pele, eliminando os gases estagnados no corpo e promovendo a limpeza deste pelo uso da pressão negativa

produzida pelo vácuo. A função principal das ventosas seria então a de limpar o sangue

das toxinas acumuladas.

A estagnação de sangue é considerada pela Medicina Oriental como um dos

elementos causadores das doenças, sendo necessária remove-la para que o indivíduo

possa se restabelecer. Sabemos que o sangue tem um papel importante na respiração,

ele é que leva oxigênio para todo o corpo, o sangue remove o gás carbônico do sistema e

o elimina através dos pulmões. Também absorve nutriente do intestino delgado e os leva

para os tecidos dos órgãos, elimina a matéria tóxica através dos órgãos excretores, além

disso tem função protetora, pois possui anticorpos que tem a capacidade de destruir

toxinas e outros agentes nocivos.

Também as ventosas promovem uma estimulação dos pontos dos canais usados

pela Acupuntura. Como a Ventosa trata a doença?

- Possui a capacidade de regular a função nervosa quando aplicada nos pontos

e canais usados na Acupuntura

- Aumenta a resistência do corpo às doenças

- Desintoxica os tecidos promovendo uma purificação e melhor respiração da

pele

- Melhora a qualidade da circulação sanguínea tornando os vasos mais flexíveis

e limpando os tecidos abaixo da pele, desobstruindo a circulação estagnada. O

uso da ventosa promove uma “ginástica circulatória“, pois no início, quando

aplicada provoca uma vasodilatação e ao ser retirada o vaso sanguíneo volta

ao seu calibre normal, diminuindo assim a pressão arterial e promovendo um

fortalecimento dos vasos sanguíneos tornando mais eficiente a circulação

sanguínea evitando infartos e derrames

- Auxilia na limpeza do sangue eliminando o excesso de colesterol

- Ajuda na retirada de nódulos gordurosos localizados “celulite”, que atrapalham

o fluxo sanguíneo

- Pelo seu efeito relaxante revigora as forças abaladas pelo stress