domingo, 13 de março de 2011

FIBROMIALGIA SEGUNDO A MTC.



A Fibromialgia é uma síndrome que causa dor crônica e difusa de origem não inflamatória, que ao exame físico apresenta pontos dolorosos a apalpação em locais anatomicamente pré-determinados (tender-points) (FELDMAN, 2004), afetando significativamente a qualidade de vida dos portadores, demonstrado no déficit funcional e na qualidade do sono do indivíduo que é um dos sintomas característicos da Fibromialgia, como também em sua vida sexual e profissional (RICHARDS e CLEARE, 2000; GOES, 2003; SILVA e OLIVEIRA 2007). Vale salientar que o fenômeno de Reynaud e queixas de tumefações articulares são comuns embora este não seja real (DAVID, 2001).É mais freqüente em mulheres do que em homens numa proporção de (5:1), tendo como faixa etária média indivíduos entre 40 a 60 anos, representando 5% da clínica geral (SKARRE, 1999).

A MTC (Medicina Tradicional Chinesa) trata todos os sintomas associados à Fibromialgia com muita eficiência e sem efeitos colaterais, Pois pode elucidar as causas das doenças dentro de padrões de diagnóstico próprio de síndromes energéticas como também o seu mecanismo em cada portador isoladamente, tratando do indivíduo e não da doença (FLAWS, 2006). 

Esta forma de tratamento ainda foca a observação dos fenômenos da natureza e nos princípios por eles regidos. Pois segundo ela, tanto o homem quanto a natureza estão submetidos aos mesmos princípios, sendo estes baseados em três pontos:

 Yin/yang princípio de que existem na natureza dois aspectos opostos e complementares, que mantêm entre si um equilíbrio dinâmico.

Teoria dos cinco movimentos conceito que se baseia na evolução dos fenômenos da natureza, podendo estes serem agrupados em cinco categorias distintas (fogo, água, terra, metal e madeira).

Teoria dos zang fu (órgãos e vísceras) que considera três aspectos diferentes do funcionamento dos órgãos: o energético, funcional e orgânico (YAMAMURA, 2001).


A eficácia da Acupuntura como método terapêutico da MTC, praticada há milênios no oriente, tem despertado a curiosidade dos pesquisadores para obter uma melhor compreensão sobre seu mecanismo de funcionamento. Alguns autores não acreditam na ação do Qi, que se define como a energia que permeia nosso corpo sobre os canais de energia ou meridianos, que constituem meios de ligação entre o interior e o exterior do corpo num total de 14 canais energéticos, mas que anatomicamente não existem. Porém outros autores através da utilização de isótopos já confirmam sua existência energética. Sobre a ótica ocidental tenta-se obter explicações anatomofisiológica que justifique sua eficácia através do sistema nervoso, pois seria justificado pelo fato de que os pontos de acupuntura estariam sobre ou nas proximidades de nervos periféricos (YAMAMURA, 2001).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTE É UMA CANAL PARA QUE MEUS PACIENTES OU NÃO TIREM DÚVIDAS SOBRE PATOLOGIAS E TRATAMENTO CORRELACIONADOS OU NÃO COM A FISIOTERAPIA.
ESTOU A DISPOSIÇÃO.