sábado, 23 de novembro de 2013

FISIOTERAPIA NA PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS

Exercicio para fortalecimento dos membros superiores e estabilização escapular.

Os idosos que sofrem fraturas do fêmur ficam com muitas sequelas. Atualmente ocorrem mais de 2 milhões de fraturas de fêmur em idosos com osteoporose por ano, sendo que 15 % deles vêm a falecer nos primeiros 30 dias e 50 % deles jamais voltam a caminhar.

Estamos sempre ocupados com os problemas do dia a dia. Eventualmente podemos ser pegos de surpresa e no caso de uma emergência o pânico pode aparecer.

Segundo pesquisas norte-americanas, 30% das pessoas com mais de 65 anos caem ao menos uma vez por ano durante atividades cotidianas como subir e descer escadas, ir ao banheiro ou trabalhar na cozinha. Vale aqui salientar que a grande maioria destas quedas ocorre dentro de casa.  
Lembro-me de um senhor de 70 anos que caiu na sala de sua casa em um sábado à noite e sofreu uma fratura trans-trocanteriana do fêmur (fratura muito comum nesta faixa etária que impede a pessoa de se locomover devido à dor).

Como ele morava sozinho, somente na terça-feira pela manhã a faxineira que lá trabalhava o encontrou largado na sala, desidratado e quase inconsciente. Quando ele foi para o hospital tive de aguardar três dias para que o mesmo estivesse em melhores condições clínicas para a fixação da fratura com uma placa para que assim pudesse andar.

Relato este fato para que as pessoas de idade que moram sozinhas adquiram algum tipo de aparelho que disca o telefone à distância (já existente no mercado) ou que sempre levem o celular consigo, 24 horas por dia.  

Com o processo natural de envelhecimento surge diversos transtornos da saúde, sendo  alguns de origem genética,mas é importante lembrar que este não é uma fator determinante, pois os fatores ambientais tem grande influencia sobre a expressão de sua carga genética, o importante é o estilo de vida que as pessoas tem durante até a velhice e durante ela, que de forme nenhuma deve ser encarada como uma doença e sim como um processo absolutamente natural.

Outros problemas que surgem com o avançar da idade são os déficits de força muscular e equilíbrio, que podem acarretar quedas nos idosos que quase sempre tem consequências seríssimas, pois na maioria das vezes estas quedas levam a fraturas nos idosos e estas levam a icapacidade funcional dos idosos interferindo na qualidade de vida dos idosos; e para tratar estes e problemas e outros como a osteoartrose e osteoartrite, e neste momento que a fisioterapia pode proporcionar eneormes benefícios no tratamento dessas patologias nos idosos e na prevensão das quedas nos idosos.

fisioterapeuta Gustavo Oliveira.
goliveirafisio@gmail.com 

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

FISIOTERAPIA NA FASCEITE PLANTAR






FASCEITE PLANTAR EM ATLETAS

Atletas de certas modalidades esportivas tendem a apresentar determinadas patologias em função de sobrecarga mecânica e excesso de tensão. É o caso da fasceite plantar em corredores de longa distância que chegam a percorrer 120 quilômetros nos treinos ao longo da semana. Diante do grande nível de exigência dos membros inferiores que a modalidade demanda, várias intervenções têm sido tentadas no sentido de proporcionar bem-estar ao atleta, bem como aliviar a dor, sem colocar em risco o planejamento de treinos e competições. A dor provocada por essa patologia leva à ausência de treinos e competições, comprometendo às vezes uma temporada ou mesmo a carreira do atleta. A acupuntura tem sido uma das técnicas adotadas para facilitar a recuperação de atletas tanto pelo imediatismo da recuperação como pela ausência de riscos de efeitos colaterais, como o uso de técnica terapêuticas manuais como a Osteopatia que através da correções das alterações biomecânicas provocadas pelo esporte; Torna-se uma poderosa ferramenta terapêutica.

sábado, 8 de junho de 2013

FISIOTERAPIA X PARKINSON

FISIOTERAPIA X PARKINSON
Avaliar as possibilidades dos movimentos do corpo e suas limitações nos informa os possíveis sintomas implicações e nos leva a elaboração de um tratamento específico para as necessidades individuais do portador da doença de Parkinson, infelizmente na grande maioria das vezes os profissionais que não tem uma formação não segmentar, pormenoriza questões que em teoria não estariam diretamente ligado à doença.
A aplicação das técnicas de fisioterapia levará a melhora da postura e das deformidades e distúrbios da marcha causados pela doença de Parkinson. E isso inclui a melhora dos distúrbios respiratórios restritivos, equilíbrio e coordenação motora e deglutição.
Realmente importante para o sucesso do tratamento uma avaliação minuciosa para propor um excelente tratamento para o paciente através da globalidade, visão bastante empregada por mim RPGISTA, que através de sua abordagem impa leva a uma melhora da qualidade de vida do indivíduo com resultados extraordinários.
O mais incrível é do tratamento é a obtenção da melhora na qualidade de vida, claro, que partindo do principio de estarmos lidando com um indivíduo que não terá cura, mas, não lhe tira o direito a uma vida digna.
Fico a disposição para maiores esclarecimentos sobre o trabalho a ser desenvolvido com sua mãe, que é paciente de Sonia, que em uma conversa me contou sobre sua preocupação com sua mãe e os cuidados com que você a cerca e devo lhe dizer que isso realmente me impressionou e me motivou a fazer parte desta luta.
E realmente acredito no potencial do meu tratamento com sua mãe, pois a experiência nos demonstra a obtenção de resultados excepcionais.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

SAÚDE PÚBLICA: ALERTA!!!



Segundo os jornais, vamos ter um surto de gripe lá para meados de ABRIL. Assim reenvio esta recomendação/aviso que recebi hoje e que vou seguir escrupulosamente.

O Dr. Vinay Goyal, urgentista reconhecido mundialmente, diretor de um departamento de medicina nuclear, tiroídica e cardíaca pede para você divulgar a mensagem abaixo para o maior número de pessoas possível, a fim de contribuir para minimizar o número de casos da Gripe A, causada pelo vírus H1N1.

"As únicas vias de acesso para o vírus da gripe são as narinas, a boca e a garganta. Em relação a esta epidemia tão vastamente propagada, apesar de todas as precauções, é praticamente impossível não estar em contato com portadores do vírus que a promove.

Contudo, alerto para o seguinte: o problema real não é tanto o contato com o vírus, mas a sua proliferação. Enquanto estamos em boa saúde e não apresentamos sintomas de infecção da gripe A (H1N1), há precauções a serem tomadas para evitar a proliferação do vírus, o agravamento dos sintomas e o desenvolvimento das infecções secundárias. Infelizmente, estas precauções, relativamente simples, não são divulgadas suficientemente na maior parte das comunicações oficiais.

Porque será? Por ser barato demais e não haver lucros?

Eis algumas precauções:

1. Como mencionado na maior parte das publicidades, lave as mãos frequentemente.

2. Evite, na medida do possível, tocar no rosto com as mãos.

3. Duas vezes por dia, sobretudo quando esteve em contato com outras pessoas, ou quando chegar em casa, faça gargarejos com água morna contendo sal de cozinha. Decorrem normalmente 2 a 3 dias entre o momento em que a garganta e as narinas são infectadas e o aparecimento dos sintomas. Os gargarejos feitos regularmente podem prevenir a proliferação do vírus. De certa maneira, os gargarejos com água salgada têm o mesmo efeito, numa pessoa em estado saudável, que a vacina sobre uma pessoa infectada. Não devemos subestimar este método preventivo simples, barato e eficaz. Os vírus não suportam a água morna contendo sais.

4. Ao menos uma vez por dia, à noite, por exemplo, limpe as narinas com a água morna e sal. Assoe o nariz com vigor, e, em seguida, com um cotonete para ouvidos (ou um pouco de algodão) mergulhado numa solução de água morna com sal, passe nas duas narinas. Este é um outro método eficaz para diminuir a propagação do vírus. O uso de potes nasais para limpeza das narinas, contendo água morna e sal de cozinha, é um excelente método para retirar as impurezas que albergam os vírus e bactérias; trata-se de um costume milenar, da India.

5. Reforce o seu sistema imunitário comendo alimentos ricos em vitamina C. Se a vitamina C for tomada sob a forma de pastilhas ou comprimidos, assegure-se de que contém Zinco, a fim de acelerar a absorção da vit. C.

6. Beba tanto quanto possível bebidas quentes (chás, café, infusões etc.). As bebidas quentes limpam os vírus que podem se encontrar depositados na garganta e em seguida depositam-nos no estômago onde não podem sobreviver, devido o pH local ser ácido, o que evita a sua proliferação."


Amigo (a): Será uma grande contribuição se você fizer chegar esta mensagem ao maior número de pessoas possível. Você prestará um serviço de grande utilidade pública, ajudando no combate desta gripe que já dizimou tantas pessoas