INSÔNIA: SEGUNDO A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
A terminologia insônia abrange diferentes problemas tais como, incapacidade de adormecer com facilidade, acordar durante a noite, sono inquieto, acordar muito cedo e apresentar sono inquieto pela presença de sonhos ou pesadelos.
Segundo a medicina tradicional chinesa (MTC) a qualidade do sono depende do estado da mente (shen). Diz se que “a mente é enraizada no coração e que se o mesmo não for saudável e seu sangue (xue) for deficiente a mente não enraíza o sono e ele não será aprofundado”.
Quando se fala em sono, a mente (shen) não é a única faculdade mental espiritual envolvida, pois se sabe que o fígado (gan) exerce a importante função nas patologias do sono, pois como o fígado tem a função energética de manter o livre fluxo do QI sendo assim quando o gan encontra-se em deficiência seja do QI ou do yin do gan E ainda do pelo sangue do fígado (xue gan) a “alma etérea” (outra concepção que é guardada pela MTC), que reside no fígado caso esteja perturbada por algum fator patogênico afetará a qualidade do sono. Ainda fatores como:
A- Esforço excessivo e preocupação terminam por lesar o baço (PI) e este o coração que prejudicará o sono;
B- Excesso de trabalho por muitas horas sem o devido descanso e se combinados com alimentação irregular e de baixa qualidade nutricional vai levar a uma deficiência do yin do rim que debilitando sua essência causa comum de insônia na velhice;
C- Raiva afetará o fígado que como já vimos termina por fim prejudicando o coração e assim o sono;
D- Grande número de partos ou qualquer outra situação que leve com freqüência a perda de grande volume de sangue leva a uma deficiência do sangue do fígado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ESTE É UMA CANAL PARA QUE MEUS PACIENTES OU NÃO TIREM DÚVIDAS SOBRE PATOLOGIAS E TRATAMENTO CORRELACIONADOS OU NÃO COM A FISIOTERAPIA.
ESTOU A DISPOSIÇÃO.