AROMOTERAPIA
““Segundo Hipócrates, pai da medicina, que foi um dos primeiros filósofos gregos a refletirem sobre as explicações naturais para a doença para ele a saúde era o estado natural do homem e a doença significava que a natureza” tinha saído dos trilhos “ e que a saúde se encontra na moderação e na harmonia, daí vem sua celebre frase ( mente sã corpo são).
Muito se fala sobre a medicina alternativa, entretanto, trataremos do assunto como terapia complementares, já que o termo "medicina" pode parecer apretensioso, ou mesmo a palavra "alternativa" pode ser confundida como um termo substitutivo. Não trataremos, pois, o assunto nem de um jeito nem do outro, mas sim como a arte e a ciência do uso de óleos essenciais de plantas em tratamentos auxiliares para a mente, emoções e do corpo buscando assim à volta a um estado natural de equilíbrio.
Não é só o princípio ativo das plantas, que age sobre o indivíduo, mas também os efeitos que o aroma causa no ser humano, sendo determinado pela própria pessoa, ou seja, Sua olfação é que determina se um cheiro será bom ou ruim para ele. Pois o tratamento inicia-se pelo prazer que determinado fragrância lhe causa.
Ao inalar um óleo essencial, este ativa três tipos de memória olfativa - pessoal cultural (territorial) e genética. Este aroma vai diretamente para o cérebro, ativando também glândulas do sistema endócrino, que induzirá a produzir alguns hormônios, como a adrenalina e endorfinas gerando com isso um equilíbrio fisiológico e emocional. Neste tipo de terapia usam-se óleos essenciais, óleos aromáticos, incensos e perfumes em massagens como também em inalações.
Logo, podemos concluir, que o fisioterapeuta que realiza uma abordagem direta sobre o corpo humano, através de diversas técnicas manipulativas e de massagens pode fazer uso da aromoterapia para potencializar seu tratamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ESTE É UMA CANAL PARA QUE MEUS PACIENTES OU NÃO TIREM DÚVIDAS SOBRE PATOLOGIAS E TRATAMENTO CORRELACIONADOS OU NÃO COM A FISIOTERAPIA.
ESTOU A DISPOSIÇÃO.