sexta-feira, 11 de março de 2011


POSTURA
A postura vem sendo estudada de longa data, e é reconhecida a prevalência de problemas posturais associados a condições dolorosas. Um conceito básico para a compreensão da dor em relação à má postura é o de que efeitos cumulativos de cargas mecânicas pequenas constantes ou repetidas durante um longo período de tempo podem dar origem a problemas assim como cargas mecânicas intensas e súbitas.
A boa postura é o estado de equilíbrio muscular e esquelético que protege as estruturas de suporte do corpo contra lesão ou deformidade progressiva independentemente da atitude (ereta, deitada, agachada, curvada) nas quais estas estruturas estão trabalhando ou repousando. Sob tais circunstâncias os músculos funcionam mais eficientemente e posições ideais são proporcionadas para os órgãos abdominais e torácicos. A má postura é uma relação defeituosa entre as várias partes do corpo que produz uma maior tensão sobre as estruturas de suporte e onde ocorre um equilíbrio menos eficiente do corpo sobre sua base de suporte. Resumindo, a postura pode ser considerada boa quando proporciona um bom equilíbrio do corpo sobre a base de suporte, com menor gasto energético e com os músculos e articulações em posição alinhada não oferecendo risco às estruturas corporais. No esporte a postura é importante, pois estando alterada, além de sobrecarregar estruturas também impede que os músculos trabalhem em posição ótima, sendo mais um fator de risco a lesões além de poder prejudicar o desempenho do atleta. Apesar disto ainda é exceção o atleta ou equipe que trabalham a postura como prevenção ou tratamento de lesões esportivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTE É UMA CANAL PARA QUE MEUS PACIENTES OU NÃO TIREM DÚVIDAS SOBRE PATOLOGIAS E TRATAMENTO CORRELACIONADOS OU NÃO COM A FISIOTERAPIA.
ESTOU A DISPOSIÇÃO.